Nossa Historia

A Casa de Estar foi instituída em 1949 pelo Meritíssimo Juiz de Direito da Vara Privativa do Menor, Dr. Maldonado Loureiro, com a finalidade de acolher e fazer a triagem de menores.

Necessitando de uma Entidade Mantenedora, com personalidade jurídica, para administrar a Casa de Estar foi fundada em 20 de agosto de 1960, em solenidade com a presença do Juiz de Direito Diretor do Fórum e do Juiz da Vara Privativa do Menor, a Associação Casa de Estar de Santos

Ocupando as mesmas instalações do imóvel à Avenida Conselheiro Nébias, 739, destinado à abrigo de menores desde 1949, a nova Entidade passou a ter as funções de administrar e dar amparo moral, material e religioso aos menores internados.

A primeira diretoria ficou assim constituída:

Presidente: Dª Josephina Laurita de Mello e Faro
Vice-Presidente: Dª Sálua Haddad
1ª Secretária: Dª Ruth Muller de Araújo Buchmann
2ª Secretária: Dª Julita Novita Ferramenta
1ª Tesoureira: Dª Maria Cecy Vasconcellos de Rezende
2ª Tesoureira: Dª Celeste Leal Garcia
Em 1964 foi iniciada a construção do primeiro pavilhão e inaugurado em 30 de abril de 1966. O segundo pavilhão, destinado a abrigo e triagem feminina foi inaugurado em 1967.

O patrimônio da Associação Casa de Estar de Santos cresceu muito, despertando preocupações por parte da Assessoria Técnica do Governo do Estado, que recomendou fosse alterado o artigo 26 do Estatuto, passando a ter a seguinte redação:

“Em caso de dissolução social, o patrimônio da Associação Casa de Estar de Santos, será destinado a entidade assistencial congênere, dotada de personalidade jurídica”.

Em 03 de maio de 1979, o presidente do Conselho Administrativo, deixou de ser o Juiz da Vara do Menor, passando a ser eleito entre os Conselheiros. Com a demissão da Dª Josephina Faro, em 1972, assumiu a presidência Dª Sálua Haddad, permanecendo no cargo até 1982, quando se demitiu.

Após os cortes das verbas estaduais, a Casa de Estar passou a ter sérios problemas financeiros no ano de 1981. Foram feitas várias tentativas para resolver a situação e não tendo mais a quem recorrer, a Diretoria encontrou no Irmão João Bittar, na época venerável da Loja Maçônica Estrela de Santos, o amparo que necessitava.

Aprovado em “Câmara do Meio”, todos os irmãos membros da Loja Estrela de Santos se associaram como sócios contribuintes da Associação Casa de Estar de Santos.

Apresentados ao Conselho Administrativo pelo Conselheiro Sr. Nagib Salim

Vice Presidente João Bittar
2º Tesoureiro Sérgio Luiz Pereira Soares
Diretor Patrimônio Mário Olinto
Em 1982, com a demissão dos antigos diretores e conselheiros, foram eleitos pelos novos sócios, o Conselho Administrativo composto por irmãos da Loja Estrela de Santos. A. Diretoria para o biênio 1982 – 1984 ficou assim constituída:

Presidente João Bittar
1º Vice presidente João Torres
2º Vice Presidente Sérgio Luiz Pereira Soares
1º Secretário Pedro Pinto
2º Secretário João Ferreira Gonçalves
1º Tesoureiro José Antônio Neves Paulino
2º Tesoureiro Gabriel David Hushi
Diretor Relações Públicas Agostinho Ventriglia
A partir de 1990 o número de menores da Casa de Estar diminuiu muito, sendo que, em 1992 reduziu a três, os quais, em novembro, com a permissão do Juizado de Menores, foram transferidos para a Casa da Criança e para o Anália Franco e a partir de então, encerrou-se o Internato.

Em 1993 a Casa de Estar prosseguiu com suas atividades somente como Creche, recebendo menores de 03 aos 06 anos e onze meses de idade. Na época este número era de 30 crianças e hoje já atendemos à 157 crianças.

Em 1995 ocorreu a assinatura do Convênio com a Prefeitura de Santos, através da Secretaria Municipal de Educação, conforme processo 6228/95-01 da Lei Municipal 1379, de 09 de março de 1995 passando assim a atender um total de 95 crianças.

Nossa diretoria para o biênio 1996 – 1998 se compõe dos seguintes membros:

Presidente João Bittar
1º Vice Presidente Sérgio Luiz Pereira Soares
2º Vice Presidente Itiberê Rocha Machado
1º Secretário Pedro Pinto
2º Secretário Hugo Barbosa Filho
1º Tesoureiro Orlando Morgado
2º Tesoureiro Renato Soares Prestes
Diretor Rel. Públicas Waldemar Gonçalves da Cruz
Diretor Social Vladimir Marques Raccioppi
Diretor Patrimônio Gilberto Giangiulio
Diretor Administ. Marcos Scarsine e Rui Fonseca dos Santos
Deptº Juridico Luiz Simões Polaco Filho, Osmar Carvalho e
Antônio Bueno Gonçalves
Conselho Fiscal Euclécides Antônio Bardon, Rivaldo Sperandeo
e Ernani Neto Camarano.
Com a mudança da legislação referente à Educação no pais, conforme Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a associação promoveu a adequação completa de suas atividades de acordo com a nova lei e passou a funcionar como Creche e Escola de Educação Infantil em período integral, atendendo crianças na faixa etária de 2 anos a 6 anos de idade, as quais são oferecidas 4 refeições diárias, devidamente autorizada pela Secretaria de Educação de Santos de acordo com publicação do Diário Oficial de Santos de 02/03/2002 páginas 16/17

A Associação Casa de Estar de Santos conta atualmente com 28 funcionários para atender às 108 crianças matriculadas e sua diretória é composta integralmente por irmãos da Loja Estrela de Santos e para o período de maio/2012 à maio/2014, destacamos os seguintes cargos:

Presidente Carlos Alves Queiroz
1º Vice Presidente Antonio Roberto Pimenentel José
1º Secretário Alberto Carneiro Espósito
1º Tesoureiro José Sergio Fernandes de Mattos
Diretor Rel. Públicas Dirceu Agostinho
Diretor Patrimônio Jair Oswaldo Grassi Mazzetto
Diretor Administ. Fernado José da Costa Burgos
Deptº Juridico Marcelo Vallejo Marsaioli
Diretora de Educação: Maria Lúcia Nunes Moreira
Presidente do Conselho Deliberativo: Helder Ciryllo G. da Silva